terça-feira, 24 de novembro de 2009

Primeiras saídas de campo

Jardins Botânicos
(de Lisboa e d'Ajuda)
O conhecimento das ervas era um dever dos médicos do mundo antigo. Os ditos curandeiros passavam muito tempo em meio rural recolhendo-as e é também graças aos seus registos que nós hoje podemos usufruir da sabedoria sobre ervas acumulada ao longo dos séculos.

Diz-se que a utilização de plantas para fins medicinais é tão antiga como a própria Humanidade, e no Ocidente era esta a forma usual de tratamento até ao século XVIII. Hoje em dia, a Organização Mundial de Saúde calcula que, a nível mundial, as terapias baseadas nas plantas medicinais são três a quatro vezes mais utilizadas do que a medicina convencional.
Foi com o propósito de observamos a variedade e riqueza da nossa flora que visitámos no passado dia 23 dois dos melhores jardins botânicos de Portugal (e da Europa): o Jardim Botânico de Lisboa e o Jardim Botânico d’Ajuda.

Neles podemos encontrar exemplares de espécimes vegetais oriundos de diversas partes do Mundo, entre as quais sobressaem Cicadácias, Gimnospérmicas, palmeiras e figueiras tropicais (e ainda sementes de espécies raras e ameaçadas preservadas no Banco de Sementes). Os jardins botânicos representam um património de inegável interesse do ponto de vista histórico, cultural e científico. É sua missão contribuir para o conhecimento científico de plantas e fungos, da sua biodiversidade, conservação, propondo métodos de gestão do ambiente.

Recomendámos então, a todos, a visita destes dois jardins.

Saúde para si e para toda a sua família :)

Sem comentários:

Enviar um comentário